2017-07-03

MEDWAY baptiza 4 novas locomotivas e entra oficialmente no mercado espanhol

A MEDWAY baptizou, no último sábado, 1 de Julho, as 4 novas locomotivas EURO4000 a diesel que vão fazer parte da empresa a partir de agora. A Matilde, a Adriana, a Sara e a Marina estarão a operar a partir de setembro e constituem um importante passo para a expansão da actividade da empresa, uma vez que serão fundamentais nas ligações entre Portugal e Espanha.

Este investimento de 15 milhões de euros representa a entrada oficial da MEDWAY no mercado espanhol, um passo estratégico anunciado aquando da privatização da empresa e agora concretizado. “Aumentar os eixos de actuação e a oferta de serviços, de acordo com as necessidades dos nossos clientes, foram objectivos traçados de início, a ser alcançados através da aposta na modernização da maquinaria e na inovação, para levar este projeto além-fronteiras, ganhando competitividade no mercado. Continuamos por isso a garantir o crescimento do nosso projecto, através de investimentos internos e da manutenção das relações de trabalho e colaboração profícuas que temos com os nossos parceiros espanhóis”, afirma Carlos Vasconcelos, Presidente do Conselho de Administração da MEDWAY.

A MEDWAY tinha anunciado em Maio de 2016 o contrato de aluguer operacional de longo prazo de quatro EURO4000 a diesel interoperáveis. Construídas em Valência, as locomotivas permitem a realização de comboios entre Portugal e Espanha sem ter de mudar de tracção, uma vez que estão equipadas com o sinal de rádio comum a Portugal e Espanha. As EURO4000 são equipamentos de sucesso comprovados no mercado ibérico, que, além disso, permitem baixas emissões de CO2 na atmosfera, o que contribui para o cumprimento das metas de redução de gases de efeito de estufa traçadas pela União Europeia.

 

Os nomes das novas locomotivas foram dados pelos 4 colaboradores mais antigos da MEDWAY. Como é prática no Grupo MSC – que atribui aos porta-contentores nomes femininos de familiares de colaboradores -, a Administração decidiu replicar a iniciativa à empresa de logística e transporte. Matilde, Adriana, Sara e Marina são duas filhas e duas netas de quatro colaboradores convidados para entrar na história da companhia.

“A iniciativa tem sido sempre muito bem recebida na MSC e quisemos dar o mesmo privilégio aos colaboradores da MEDWAY. Assim, o longo percurso de cada um destes ferroviários na empresa ganha uma nova dimensão e a sua presença no dia-a-dia da companhia perpetua-se de forma peculiar”, conclui Carlos Vasconcelos.

A MEDWAY tem agora uma frota de 68 locomotivas.

Voltar a notícias